Transplantes

Postado em

 

transplanteÉ chamado de transplante de órgãos e tecidos o procedimento cirúrgico que busca retirar um órgão ou tecido (ou parte deles) de um indivíduo (o doador) para os realocar em outra pessoa que esteja necessitando (o receptor). Em certos casos - nos transplantes de tecidos - o individuo que doa pode ser o próprio receptor.  
A doação é um princípio de imensa solidariedade que atinge de maneira significativa toda a sociedade. Através dos transplantes pode-se ajudar diversas pessoas que estão em situação de doença e encontram-se em um angustiante estado de espera por um órgão ou tecido essencial ao funcionamento do corpo humano.
No Brasil as filas de espera por um transplante são enormes; muitas pessoas não agüentam a espera e acabam falecendo. Além dos óbvios benefícios à pessoa que recebe o órgão, certas pesquisas indicam que as famílias dos doares e os próprios doadores (hoje em dia é possível a doação em vida) têm uma significativa melhora na auto-estima após a realização da doação. Um único doador pode salvar ou melhorar até 25 vidas.
Qualquer pessoa que precise de transplante tem o direito de ser atendida pelo Sistema Único de Saúde, de ser preparada física e psicologicamente para o tratamento e de ser respeitada e tratada em suas condições. O Direito à Saúde é garantido pela Constituição Federal e não deve, de forma alguma, ser negado. Clique aqui para saber mais sobre o Direito à Saúde em caso de transplante e suas diferentes esferas de atuação.

Comentários


  • Você pode ser o primeiro a comentar



Envie seu comentário

Nada contra o verso

Publicidade

dentidade Visual Gigliotti Transportes - (Nen Pedilar Home Care Construsite Brasil Segtruck Grupo de Whatsapp