Primeiros Socorros

Postado em

 
 

primeirosocorros.png

Os primeiros socorros são medidas que devem ser tomadas para garantir a vida de pessoas em casos de acidentes (em casa ou na rua), ou de problemas emergenciais de saúde. A primeira orientação é sempre manter a calma e procurar ajuda do resgate - em casos de acidentes - pelo telefone 193 ou da ambulância - em casos clínicos - pelo telefone 192.

 

Enquanto o socorro não chega, existem alguns cuidados que podem ser tomados, de acordo com cada quadro:

 

O que fazer em casos de acidentes de automóvel (enquanto aguarda o socorro):

 

 

 

  • mantenha a vítima na posição em que foi encontrada após o acidente, para evitar maiores lesões;

  • veja se ela está consciente e, se estiver, pergunte a ela como se sente;

  • veja se existe alguma coisa impedindo sua respiração (Ex: dentadura; caso houver, retire-a);

  • veja se há respiração (coloque seu ouvido perto do nariz e boca da vítima para ouvir e sentir, ao mesmo tempo olhe para seu peito para ver se há movimento). Caso ela não esteja respirando, faça respiração boca a boca;

  • veja se há circulação sanguínea (pegue o pulso da vítima, e procure sentir se há pulsação). Caso não exista, faça a massagem toráxica;

  •  

    veja se há grandes hemorragias e, se este for o caso, procure estancá-las. Ex: manter uma toalha pressionada sobre o sangramento.

 

 

Afogamento

 

 
Afogamento é a asfixia (impossibilidade de respirar) provocada por aspiração de líquidos que entopem o aparelho respiratório.

 

 

A temperatura do corpo pode baixar (hipotermia), pode haver enjôo, vômito, tremores, dores de cabeça, mal estar, cansaço, dores musculares (principalmente no abdômen). Em casos especiais pode haver parada respiratória, ou ainda uma parada cardiorrespiratória.

 O que fazer? 

 

Quem presta socorro deve evitar entrar na água e sim procurar lançar ao alcance da vítima algum objeto que a ajude a boiar, ou se apoiar; só então é seguro se aproximar dela, deixando sempre um braço livre para o nado e utilizando o outro braço para manter o queixo da vítima fora da água, apoiando seu peito. O socorrista não pode permitir que a vítima o agarre.

 
 

 

Acalmar a vítima, fazê-la descansar e aquecê-la substituindo as roupas molhadas por secas, oferecendo-lhe casacos, cobertores e bebidas quentes.

 

  • Mantenha a vítima deitada de costas, vire sua cabeça ou todo o corpo de lado para que não ocorra aspiração de líquidos.

  •  

    Em vítimas que não estão respirando, fazer a respiração boca a boca

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários


  • Você pode ser o primeiro a comentar



Envie seu comentário

Nada contra o verso

Publicidade

dentidade Visual Gigliotti Transportes - (Nen Pedilar Home Care Construsite Brasil Segtruck Grupo de Whatsapp