Tétano

Postado em por .

A vacina antitetânica é utilizada para prevenir o tétano em crianças e adultos. O tétano é uma doença grave, que causa convulsões e contrações musculares que podem ser tão fortes a ponto de causar fratura dos ossos, e pode levar à morte. A vacina age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção (anticorpos) contra esta doença.

A vacinação deve abranger todas as crianças acima de 2 meses de idade e adultos, inclusive os que já tiveram tétano, uma vez que a infecção tetânica pode não conferir imunidade. A vacinação deve ser iniciada ou continuada tão logo seja possível a partir da recuperação do doente.

Crianças entre 2 meses e 7 anos de idade incompletos devem ser preferencialmente vacinadas com a vacina tríplice bacteriana (DTP), contra difteria, tétano e coqueluche, que compõe o calendário básico de imunização, ao invés da vacina antitetânica monovalente. Em crianças acima de 7 anos e adultos, deve-se empregar a vacina dupla tipo adulto (contra difteria e tétano).

Comentários


  • Você pode ser o primeiro a comentar



Envie seu comentário

Nada contra o verso

Colunistas

Quem vai ao pediatra volta tranquilo Antibiótico: Primeira Dose Imediata Sete Lagoas Noticias Bebê meningite | Blog da Saúde Grupo de Whatsapp